Estudo do Documento Laudato Si – em Guanhães

Aos 02 de julho de 2016, com o intuito de continuar a reflexão sobre os documentos apresentados em preparação para a nossa 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral, reuniram-se Guanhães, no salão da Catedral, das 09h às 12h, Dom Jeremias e mais 61 pessoas, incluindo padres e leigos das diversas paróquias da nossa diocese. Na oportunidade foi debatido a Carta do papa Francisco “LAUDATO SI” Louvado Seja…sobre o cuidado com a casa Comum. Padre Saint-Clair, Chanceler da Cúria, fez a exposição do tema e provocou algumas reflexões que foram partilhadas entre os participantes.

O documento se estrutura do seguinte modo: traz uma rica introdução que nos dá a explicação da escolha do tema e qual a proposta do papa. Depois se desenvolve em seis capítulos mostrando o que está acontecendo com a “nossa casa” (cap. 1); traz uma iluminação da fé – bíblica sobre o Evangelho da Criação (cap. 2); aponta a raiz – ação- humana da crise ecológica (cap. 3); põe como central a necessidade de Uma ecologia integral (cap. 4); aponta linhas de orientação e ação (cap. 5); e termina apontando para uma educação e espiritualidade ecológicas (cap. 6). Termina com duas orações que refletem a necessidade de contemplar a ação de Deus em favor da vida humana com otimismo.

Pontos que foram refletidos durante o encontro: 1- o papa olha o mundo com otimismo, alegria e esperança, superando o mal-estar que paira sobre a humanidade. Sua preocupação com o meio ambiente leva em consideração principal o Ser Humano e não o capitalismo selvagem. Prima por uma Ecologia Integral, ser humano e natureza numa aliança conjugada com uma melhor qualidade de vida= vida que brota da natureza como projeto de Deus. A terra é nossa MÃE E IRMÃ. Necessário se faz reconstruir a relação real com a natureza e não “viver” do virtual, que leva ao descartável (humano, plantas e animais…), provocando poluição que leva à degradação da VIDA; 2- preocupações em face das crises:  floresta de monocultura que destrói a biodiversidade, causa mudanças climáticas e empobrece a vida, perde a beleza da diversidade; considerar o ser humano sem cair em antropocentrismo. Deus é o centro. Evitar que se caia na sociedade líquida onde tudo deve ser medido e tratado com fórmulas precisas, perdendo a capacidade de criar vínculo e vivendo o isolamento. Tudo passa a ser visto como descartável, também o ser humano; a desinformação frente ao avanço tecnológico. Muitos não sabemos dos perigos aos quais estamos expostos, por isso, não sabemos que direção tomar e contemplamos acomodados a ”nossa destruição”; a manipulação genética, seja no ser humano ou na natureza, cria produtos “perfeitos”, mas não geram sementes que reproduzem por si. 3- sinais positivos e propostas urgentes: Conscientização. Atitude que deve nortear nosso trabalho em todas as dimensões. Evitando a poluição sonora, cigarro, lixo etc. tomar iniciativas que favorecem a vida, mesmo que sejam vistas como “avançadas” para o momento. Educar para a vida em todas as pastorais (começar na catequese infantil e adulta) e ambientes de trabalho, lazer etc. Uma forte conscientização pessoal, convertendo-se à necessidade de cuidar da vida e do cuidado com a natureza; usar as redes sociais para divulgar mensagens de conscientização e alertas sobre a necessidade de resgatar a vida; não guardar os talentos para si, mas partilhá-los; perguntar aos candidatos municipais a respeito do seu programa de governo sobre o meio ambiente.

Lembre-se, PEQUENAS AÇÕES TRANSFORMAM O MUNDO, para o bem ou para o mal. Qual a sua escolha? O que podemos fazer individualmente e comunitariamente frente ao que foi exposto acima? Na nossa realidade temos alguma destruição da natureza nos preocupando? Você se preocupa com o futuro para você e para o próximo? Meditemos juntos Mt 13, 31-32.

Pe  José Aparecido dos Santos

Coordenador de pastorais

 

A Palavra do Pastor
Sejamos instrumentos nas mãos de Deus (Homilia do 3º Domingo do Ano A)

Sejamos instrumentos nas mãos de Deus (Homilia do 3º Domingo do Ano A)

No 3º Domingo do Tempo Comum (Ano A), refletimos sobre o Projeto de Salvação e de Vida plena que Deus...
Read More
FORTALEÇAMOS O PILAR DA PALAVRA DE DEUS

FORTALEÇAMOS O PILAR DA PALAVRA DE DEUS

As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (2019-2023), Documento nº. 107 da Conferência Nacional do Brasil  (CNBB), nos apresentam...
Read More
Apresentar e testemunhar Jesus, a luz das Nações ( Homilia para o 2º Domingo do Tempo Comum-ano A)

Apresentar e testemunhar Jesus, a luz das Nações ( Homilia para o 2º Domingo do Tempo Comum-ano A)

Apresentar e testemunhar Jesus, a Luz das Nações “Melhor é calar-se e ser do que falar e não ser. Coisa...
Read More
Ser batizado é ouvir a voz do Filho Amado

Ser batizado é ouvir a voz do Filho Amado

  O Batismo do Senhor é apresentado de diferentes modos: os Evangelhos de São Marcos e São Lucas apenas fazem...
Read More
A Evangelização nos desafia: É tempo de sermos epifânicos!

A Evangelização nos desafia: É tempo de sermos epifânicos!

  A Evangelização nos desafia: É tempo de sermos epifânicos! Há de brilhar e brilhou… Uma estrela há dois milênios,...
Read More
Epifania: Jesus é o Salvador de todos os povos ( Homilia da Epifania do Senhor)

Epifania: Jesus é o Salvador de todos os povos ( Homilia da Epifania do Senhor)

Epifania: Jesus é o Salvador de todos os povos Celebraremos com toda a Igreja, a Solenidade da Epifania do Senhor,...
Read More

Deus seja louvado! Olhando para o ano que está terminando, faltando apenas dois dias, vi que: Amo o que faço! Creio...
Read More
Sagrada Família, modelo de fidelidade e coragem

Sagrada Família, modelo de fidelidade e coragem

Sagrada Família, modelo de fidelidade e coragem Celebrar a Festa da Sagrada Família (ano A), é para todos nós, uma...
Read More
Ah, se nossas famílias escutassem o Anjo do Senhor…

Ah, se nossas famílias escutassem o Anjo do Senhor…

Ah, se nossas famílias escutassem o Anjo do Senhor... Na Liturgia da Palavra na Festa da Sagrada Família (ano A),...
Read More
O silêncio dos inocentes

O silêncio dos inocentes

O silêncio dos inocentes... “Levante-se, pegue a Criança e a Sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: