Com este pensamento foi realizado, e em sintonia com a 54ª Assembleia da CNBB 2016, neste dia 30 de abril de 2016 no salão da Catedral, o primeiro encontro com os leigos e leigos que coordenam as pastorais em nossa diocese de Guanhães, sob o patrocínio de São Miguel. Houve uma participação de 28 pessoas incluindo Dom Jeremias, as irmãs Filhas de Maria Imaculada, as Cooperadoras da Família e os padres José Martins, José Aparecido de Pinho e José Aparecido dos Santos.
Iniciamos com a oração de Jo 15,18-27 e At 14,22, houve a leitura e partilha dos textos. Em seguida Dom Jeremias partilhou uma reflexão sobre “Mística da Coordenação Pastoral”. Ressaltou a importância da coordenação na pastoral tendo o bispo como primeiro responsável e o convite a todos os batizados para compartilharem esta função nos diferentes graus. A coordenação pastoral é um serviço à unidade, à comunhão e à missão; tem exigências como, mediação eclesial, credibilidade da comunidade, união e conformidade com Jesus Cristo e a condução do Espírito Santo; tem suas tentações no autoritarismo, utilitarismo, isolamento, auto-suficiência e centralismo; como traços principais do coordenador de pastoral temos o espírito de serviço, uma caridade forte e lúcida, o realismo, a humildade e fortaleza e o espírito de diálogo; por fim as cinco regras ou critérios da coordenação: jamais fazer o que me agrada, mas o que agrada a Deus e a comunidade, a disciplina da serenidade e da alegria, a disciplina da pequenez nos projetos, evitar o protagonismo e disciplina da reflexão e da contemplação. Encerrou com a leitura do texto Cl 3,12-17.
Ainda podemos conhecer os organismos que regem a nossa diocese, serviços e ministérios, conselhos etc. o calendário das pastorais nestes próximos meses do ano e conversamos sobre a proposta de conteúdo e calendário para a nossa 5ª Assembleia diocesana a concluir os trabalhos no dia 15 de novembro 2016. Houve um momento para cada coordenador (a) falar do seu trabalho e muitas sugestões importantíssimas que foram ouvidas com carinho e comentadas por todos os presentes. Aproveitando a oportunidade marcamos o nosso próximo encontro para dia 29 de outubro de 2016, em Peçanha, às 09h faremos neste dia um plenário sobre o novo documento aprovado pelos bispos na 54ª Assembleia da CNBB, neste mês de Abril em Aparecida SP.
Agradecido a todos pelo empenho e pronto atendimento à nossa solicitação.
Padre José Aparecido dos Santos, Coordenador diocesano de pastoral, pela coordenação diocesana de pastoral.