HOMILIA DE DOM JEREMIAS ANTONIO DE JESUS- 30 ANOS DE INSTALAÇÃO DA DIOCESE DE GUANHÃES

   festaniverdio15

HOMILIA DE DOM JEREMIAS ANTONIO DE JESUS

BISPO DA DIOCESE DE GUANHÃES-MG

Meus queridos irmãos presbíteros, religiosas, consagradas, seminaristas, querido povo de Deus aqui reunido, são muitos os motivos que nos reúnem hoje, para podermos celebrar com alegria e gratidão.

Com os trinta anos da Diocese de Guanhães, celebramos também a dedicação desta Catedral, celebramos São José Operário, a quem pedimos a sua intercessão para nossa Diocese e para todos os trabalhadores e trabalhadoras, e de modo especial para com aqueles que estão desempregados.

Celebramos 3º anos de sacerdócio do Pe. João Gomes, Pe. Marinho, Pe. Osmar e do Pe. Amarildo, portanto, são tantos elementos, são tantos os motivos que nos trazem aqui hoje, para louvar e para agradecer, agradecer a caminhada da nossa Igreja Diocesana, agradecer por cada irmão que é padre e que é grande colaborador na construção desta história, os leigos e leigas engajados, tantos irmãos e irmãs que não medem esforços para caminhar nesta grande vinha trazemos tudo isto para esta celebração, desejamos colocar todas estas intenções e agradecimentos no coração de Deus.

E nós celebramos ainda, o início de uma caminhada para podermos celebrar a V Assembleia Diocesana, no dia 15 de novembro deste ano, pedimos ao bom Deus que acolha a nossa gratidão, atenda as nossas súplicas, ilumine-nos com o seu Santo Espírito e que nos irmanemo-nos  todos com fé, com força em Jesus Cristo vivo e Ressuscitado, para que continuemos  a caminhar neste caminho, a fazer parte desta história  tão bonita.

Nesta Celebração da Liturgia da Palavra, quero destacar três palavras: abertura, acolhimento disponibilidade, são palavras que vem sendo repetidas nos movimentos da Igreja, são palavras que muitos de nós ministros ordenados, repetimos continuamente, porque é uma consciência que todos precisamos adquirir a cada dia, para abrir os nossos braços, nossas portas, os nossos corações, para acolhermos cada vez mais e melhor, os filhos e filhas de Deus que nos buscam e que nos procuram. Para alguns, palavras de incentivo, talvez para outros palavras desgastadas, mas como Igreja jamais podemos dispensá-las, caso contrário teremos que rever a nossa identidade, teremos de rever a nossa caminhada, como Igreja estamos para acolher, estamos disponíveis para abraçar a todo momento, chamados a termos muita abertura de coração para entender a história que está  acontecendo, o contexto o qual estamos inseridos, e abraçarmos a cada dia a causa do Reino do Senhor.

A nossa Igreja é peregrina, como Igreja peregrina que caminha, somos todos convidados hoje a buscarmos inspiração, na Igreja descrita pelo vivente livro do Apocalipse, a Jerusalém Celeste, a Igreja atual, ricamente descrita na nossa Igreja que caminha e ainda está  longe de atingir esta perfeição, mas não estamos dispensados, de nos inspirarmo-nos nela , com abertura, acolhimento, disponibilidade que são as grandes características desta Igreja atual, desta Jerusalém Celeste.

Doze portas: três ao Sul, três ao norte, três ao poente e três ao nascente, doze portas para estarem  sempre abertas, prontas para acolher, de modo que o peregrino, de modo que o transcendente, não precise caminhar muito para encontrar uma entrada, doze portas abertas, prontas para acolher, os filhos e filhas de Deus.

Nós ao completarmos 30 anos de caminhada, precisamos ser esta consciência, chamados a abertura, chamados ao acolhimento  e a estarmos disponíveis para servir. Nossas portas precisam continuar abertas, se por ventura alguém pensar  em fechá-las  será  preciso torná-la a abrir, para podermos  continuar receber, continuar a acolher.

A liturgia da Palavra de hoje, através dos Atos dos Apóstolos, nos dá este testemunho, a Igreja de Antioquia, teve que adaptar aquela cultura, teve de entrar naquela realidade, portas abertas, corações abertos para acolher, mas também para discernir e nesta consciência de acolher e ajudar, aqueles que peregrinam , precisamos ter discernimento, o que é essencial e o que é secundário. Rumo a V assembleia Diocesana, esta pergunta precisa ecoar em nossos ouvidos: ‘ O que é essencial para a nossa Igreja Diocesana? O que é secundário? Também é preciso no decorrer da nossa caminhada que  tantas coisas consideradas essenciais, já foram dispensadas, tantas outras coisas hoje que ainda são essenciais podem ser que no caminhar do tempo e da história também venham a ser consideradas secundárias.

Nosso querido Papa o Papa Francisco, tem nos dado testemunho disso, aquilo que é essencial, precisa, deve, permanecer, assim como os Apóstolos aconselharam a comunidade de Antioquia, o ver e ouvir as opiniões e queixinhas …As outras  coisas, outros elementos considerados escandalosos naquele tempo passaram a ser secundários e já nem existem mais.

Mas a pergunta permanece, o que é essencial para a nossa Igreja? O que é importante para a vida Diocesana? O que é importante para as nossas comunidades?  O que é essencial para esta Igreja, que peregrina no tempo e na história? Jesus nos dá a resposta hoje no Evangelho; ouvidos atentos, corações abertos para acolher, a sua Palavra. “Quem me ama guarda os meus mandamentos, que me ama guarda as minhas palavras”, a Palavra de Deus, a Palavra de Jesus, guardada no coração, deve ser aquecida com o nosso afeto, com o nosso carinho, com o nosso amor, para depois ser levada a prática. É o Espírito Santo quem vai continuar nos conduzindo, “eu voltarei para o Pai, enviarei um outro paráclito que vai recordar tudo que eu já lhes ensinei, para renascer, para que nada se escape”.

O essencial, hoje para nós, para podermos continuar abertos e acolhedores, prontos e disponíveis  é importante acolher no coração a palavra como sinal dos nosso amor para com Ele, aquecer esta palavra com os nossos sentimentos, com o nosso afeto, com o nosso amor, para podermos colocá-la em prática, e assim conduzidos pelo espírito, caminhar em direção a realização deste grande sonho da Igreja atual, da Jerusalém Celeste toda montada, bem vestida, brilhante iluminada, onde não precisara mais de tempo como mediação e Deus conviverá harmoniosamente com os homens e dele será a nossa luz, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

MENSAGEM FINAL

Essa nossa Diocese de Guanhães, as religiosas, as consagradas a todos os movimentos e pastorais da nossa Diocese os nossos servidores, aqueles que trabalham com nossos padre, que trabalham aqui na Diocese na sede, na Cúria todos aqueles que servem a nossa Diocese, todos os leigos e leigas, homens e mulheres que dedicam parte de seu tempo, para ajudar as nossas paróquias, às nossas comunidades a nossa gratidão.

Eu disse no início que estamos celebrando as bodas de pérola, hoje Guanhães é a nossa Pérola vale a pena sacrificar-se por ela, vale a pena deixar muitas coisas para dedicar-se a ela.

Nós estamos nos preparando para a V Assembleia Diocesana  e nesta celebração nós vamos fazer a grande convocação a toda a Diocese para que entremos em estado de Assembleia, em estado de missão, como missionários caminhamos preparando para esta Assembleia para podermos acertar  os nossos passos e revermos  a nossa caminhada.

O Padre José Aparecido dos Santos que é o nosso Coordenador Diocesano de Pastoral, ele vai ler esta carta para nós agora, mas  antes eu quero agradecer ao Pe. Jacy que preparou tudo para nos acolher hoje e na pessoa do Pe. Jacy, agradeço a paróquia de são Miguel, ao povo da Catedral e todos aqueles que trabalharam para acolher a todos nós.

Gracíula

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: