ASSEMBLEIA DO CNLB- LESTE II – EM JOÃO MONLEVADE

Mais uma vez o CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL se reuniu em assembleia. Desta vez, de 15 a 17 de abril, em João Monlevade/MG, com o tema: “Decreto Conciliar Apostolicam Actuositatem (AA)” e lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo – Sujeitos Eclesiais”. Os cristãos das dioceses de Governador Valadares, Mariana, Colatina, Divinópolis, Vitória, Montes Claros, Teófilo Otoni, Guanhães, Itabira/Coronel Fabriciano, Leopoldina, Pouso Alegre, Cachoeiro do Itapemirim e São Mateus, presidência do Conselho do CNLB-Leste II e juventude celebraram a caminhada do seu regional, estudaram o Decreto Conciliar Apostolicam Actuositatem sobre o Apostolado dos Leigos – assessorados pelo professor e escritor Cesar Kuzma;  também Carlos Signorelli – do laicato de São Paulo – e José Lima- de Aracaju- deram sua contribuição para formação dentro do proposto pela assembleia: vocação e missão do leigo dentro da Igreja e no Mundo. Na 54ª Assembleia do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, realizada em Aparecida/SP foi aprovado o documento que trata da atuação do leigo: CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE – sal da terra e luz do mundo.

“Somos chamados a construir o Reino de Deus, que é amor, serviço ao outro”.  “O amor cristão só é verdadeiramente amor quando se torna serviço. E o serviço só é cristão quando realizado com amor”.

Foi feita pela presidência do regional CNLB-Leste II a prestação de contas do ano anterior e relatório da caminhada no mesmo período.

O encontro contou com a presença do bispo diocesano de Itabira/Coronel Fabriciano – dom Marco Aurélio e mais alguns sacerdotes.

Os cristãos leigos e leigas voltam para suas dioceses fortalecidos pela união e pelo amor de Cristo Ressuscitado, conscientes de sua missão: “ser sal da terra e luz do mundo”.

A Diocese de Guanhães já está estudando o documento que fala sobre a atuação do leigo na Igreja e no Mundo e articulando a criação do seu Conselho dos Leigos.

Mariza Pimenta – Articuladora para a criação do Conselho de Leigos na diocese de Guanhães.

Faça sua inscrição: