Aberta no domingo, 13 de dezembro a Porta Santa do Ano Jubilar

Em razão da proclamação do Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, por Sua Santidade o Papa Francisco com a Bula Misericordiae Vultus, Dom Jeremias  quis que nós da Diocese de Guanhães vivenciássemos o “Ano Jubilar como experiência de um encontro pessoal e eclesial com Jesus Cristo, levando-nos à conversão, a fim de que sejamos sinais do Reino e expressão desta misericórdia”.

No dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem, o Santo Padre, o Papa abriu a Porta Santa na Basílica de São Pedro, em Roma, dando início ao Ano da Misericórdia. “No domingo seguinte, o Terceiro Domingo do Advento, abrir-se-á a Porta Santa na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. E em seguida será aberta a Porta Santa nas outras Basílicas Papais. Estabeleço que no mesmo domingo, em cada Igreja Particular – na Catedral, a Igreja Mãe para todos os fiéis […] se abra igualmente, durante todo o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia. Por opção do Ordinário, ela poderá ser aberta também nos Santuários, meta de muitos peregrinos…” (MV 3)

Em comunhão com o Santo Padre o Papa, foi aberta no domingo, 13 de dezembro  a Porta Santa do Ano Jubilar, às 09 horas, na Igreja  Matriz e na Igreja Catedral de Guanhães.

Trechos da Homilia de Dom Jeremias:

Domingo da Alegria ou Domingo Róseo, para expressar nossa alegria.

Alegrai-vos sempre no Senhor! Alegrai-vos! Mesmo tendo motivos para estarmos tristes, chateados; como nos escreve São Paulo aos Filipenses: Alegrai-vos! Hoje, o mesmo, pede a nós, apesar de nossas perdas, dos desempregos, corrupção etc.Alegrai-vos!

Alegria! Porque se nos presenteia com a sua misericórdia. Somos chamados a alegrar-nos  pois a fé é a razão da nossa alegria. Não uma alegria histérica, mas alegria da certeza que Deus vem para nos salvar.  João Batista vem com a missão, após seu batismo, muitos vieram a ele perguntando: E agora? O que devemos fazer? Catequese moral: quem tem duas túnicas, reparta-as. Aos cobradores, não cobre além da medida, cobre o que é justo. E hoje, tem gente cobrando demais e o dinheiro sendo extraviado. Aos soldados, sejam pacíficos! Não sejam violentos, não roubem, não sejam corruptos!

Estamos próximos do Natal e como Maria e como João Batista somos chamados à alegria de contemplarmos o rosto de  Jesus : Ele cura, perdoa, ama, é misericordioso; tudo que faz é para mostrar o rosto do Pai, como Ele é!

Somos chamados a fazer o que Jesus fez: Sermos misericordiosos como o pai, irmos ao encontro de quem necessita. Somos chamados hoje a fazer a mesma pergunta: Senhor, o que devo fazer? Eu quero me converter. Precisamos buscar um “auto desarmamento” e “despirmo-nos” de tudo que nos impede de sermos verdadeiros cristãos, seguidores de Jesus Cristo.

Esperamos  que o Ano Misericórdia dê frutos.

Precisamos aprender  conviver com as pessoas difíceis. Eu sou difícil para a vida do outro? Sou pesado para alguém?

Precisamos ser aquele que ajuda a santificar o outro e não ser peso para a vida dele.

O que preciso fazer para passar pela porta da misericórdia? Tenho que ter consciência dos meus pecados, arrepender-me, confessar, praticar obras de misericórdia, sejam elas, espirituais, ou corporais e rezar pelo papa Francisco. A indulgência é para apagar as consequências que os erros graves deixam em nossa vida.

Desejo a todos, um santo ano da Misericórdia a toda a Diocese.

Texto: Edelveis Alvarenga e fotos de Simone Mendanha e Eliana Alvarenga

Mais fotos: http://catecom.blogspot.com.br/2015/12/abertura-da-porta-santa-do-ano-jubilar.html

Faça sua inscrição: