Que interesse é esse em estudar?

Essa discussão precisa acontecer em todas as instituições sociais – família, igrejas. Cabe à sociedade compreender por que a escola de ensino básico não tem causado mais o interesse dos jovens.

Foto: Reprodução - Internet.

Foto: Reprodução – Internet.

Segundo dados d’O Globo, 5,5 milhões de jovens brasileiros não frequentam mais a escola. Desse número, 27% concluíram o ensino fundamental e 33% não possuem o diploma de ensino médio.

A estatística aponta uma realidade preocupante. Caso não voltem a estudar, certamente, esses jovens aumentarão as filas do desemprego e ocuparão postos de trabalho precários para o resto da vida.

Os dados são estarrecedores. 3% dos jovens não frequentam a escola por falta de vagas, 9% relacionam-se à gravidez, 5%, porque precisam cuidar da própria saúde ou da de alguém querido. 16% dos casos de evasão pertencem aos estudantes mais pobres. 28% dos jovens brasileiros têm de abandonar a escola para trabalhar. Todos esses são considerados, vale dizer, motivos extraescolares.

Agora, no que diz respeito à escola, 28% dos jovens a deixam por realmente não gostarem de estudar. 2% ficam desanimados, pelas seguidas reprovações, e deixam as salas de aula.

Essa discussão precisa acontecer em todas as instituições sociais – família, igrejas. Cabe à sociedade compreender por que a escola de ensino básico não tem causado mais o interesse dos jovens.

Em uma sala de aula repleta de alunos, o estudante perguntou ao colega: “que interesse é esse de estudar?” (a resposta não foi animadora). O colega respondeu: “cara, se eu não passar minha mãe vai encher o saco”.

Não é o conhecimento ou o que ele promove a motivação desses estudantes, mas a satisfação que precisa ser dada aos pais ou (ir)responsáveis. Uma justificativa, no mínimo, equivocada e frustrante.

Luís Carlos Pinto
Graduado em Filosofia (FJC)

 

 

Foto: Reprodução/Internet

A Palavra do Pastor
Apresentar e testemunhar Jesus, a luz das Nações ( Homilia para o 2º Domingo do Tempo Comum-ano A)

Apresentar e testemunhar Jesus, a luz das Nações ( Homilia para o 2º Domingo do Tempo Comum-ano A)

Apresentar e testemunhar Jesus, a Luz das Nações “Melhor é calar-se e ser do que falar e não ser. Coisa...
Read More
Ser batizado é ouvir a voz do Filho Amado

Ser batizado é ouvir a voz do Filho Amado

  O Batismo do Senhor é apresentado de diferentes modos: os Evangelhos de São Marcos e São Lucas apenas fazem...
Read More
A Evangelização nos desafia: É tempo de sermos epifânicos!

A Evangelização nos desafia: É tempo de sermos epifânicos!

  A Evangelização nos desafia: É tempo de sermos epifânicos! Há de brilhar e brilhou… Uma estrela há dois milênios,...
Read More
Epifania: Jesus é o Salvador de todos os povos ( Homilia da Epifania do Senhor)

Epifania: Jesus é o Salvador de todos os povos ( Homilia da Epifania do Senhor)

Epifania: Jesus é o Salvador de todos os povos Celebraremos com toda a Igreja, a Solenidade da Epifania do Senhor,...
Read More

Deus seja louvado! Olhando para o ano que está terminando, faltando apenas dois dias, vi que: Amo o que faço! Creio...
Read More
Sagrada Família, modelo de fidelidade e coragem

Sagrada Família, modelo de fidelidade e coragem

Sagrada Família, modelo de fidelidade e coragem Celebrar a Festa da Sagrada Família (ano A), é para todos nós, uma...
Read More
Ah, se nossas famílias escutassem o Anjo do Senhor…

Ah, se nossas famílias escutassem o Anjo do Senhor…

Ah, se nossas famílias escutassem o Anjo do Senhor... Na Liturgia da Palavra na Festa da Sagrada Família (ano A),...
Read More
O silêncio dos inocentes

O silêncio dos inocentes

O silêncio dos inocentes... “Levante-se, pegue a Criança e a Sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até...
Read More
” O Verbo se fez carne”

” O Verbo se fez carne”

“O Verbo Se fez Carne” Na Missa do Dia de Natal, celebramos o Mistério da Encarnação numa atitude de serena...
Read More
É Natal!

É Natal!

É Natal! Vou sair pela cidade... A cidade tem seus cenários, ora sórdidos, ora inóspitos. Também tem cenários de encanto...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: