Um surfista campeão

Jovem brasileiro, surfista e médico, morreu enquanto surfava, em 2009. Tudo isto a dias de ser ordenado padre. E será, ao que tudo indica, o primeiro santo surfista da Igreja Católica.

GUIDO

O título deste artigo deve ter lhe levado à conclusão que iria falar do atual campeão Mundial de surf Gabriel Medina. Com certeza o fato de ser o mais jovem brasileiro a ingressar no seleto ASP World Tour (WCT), restrito aos 36 melhores surfistas do mundo, e também ser o atleta mais novo a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Surf (ASP), cairia como uma luva ao título do texto. Gabriel Medina de fato é o cara do Surf. Mas este título quer te levar a conhecer outro surfista campeão: Guido Schaffer.

Jovem brasileiro, surfista e médico, morreu enquanto surfava, em 2009. Tudo isto a dias de ser ordenado padre. E será, ao que tudo indica, o primeiro santo surfista da Igreja Católica. Campeão na vida quando soube ir contra a maré do mundo que o queria jogar nas ondas de uma vida sem sentido, foi aí que soube encontrar na fé e na ciência um jeito de chegar ao céu.

Nunca deixou de lado o amor ao surf. Conseguia se reunir com a galera na praia e ali também ser lugar de encontro com Deus. Soube viver sua vida de forma muito normal. Acredito que o que nos faz santos é justamente a busca por uma vida autêntica.

Enquanto jovem Guido teve suas baladas, aventuras nas descobertas das noites cariocas, até uma certa rebeldia, situações que o enquadra na normalidade de vida de qualquer jovem. Mas algo o movia, a vida era muito mais que aquilo e assim  sua vontade por um sentido foi a força motriz que o conduziu ao encontro com Deus. E fez de seu encontro com Jesus sua mais alta onda.

Médico como São Lucas, amor aos pobres como Francisco de Assis, e dedicação a palavra de Deus como Santo Antônio. Soube fazer de sua vida uma aventura que tinha um pódio a chegar. Tentou chegar ao sacerdócio, porém o mesmo mar que o inspirava à vida tirou seu último suspiro. Olhar para vida de Guido é perceber seu profundo desejo de andar sobre as ondas do mar, como São Pedro, se mantendo sobre o mar quando seus olhos estavam fitos no olhar dAquele que o tinha seduzido. Tanto amor a Deus e a Igreja fez com que Guido fizesse a diferença onde quer que passasse, seja na Santa Casa onde atendia os pobres, no seminário onde aprendia teologia, ou ainda em suas andanças por tantos grupos de jovens onde pregava. Sua última e maior manobra de surfe tem o conduzido ao altar, não como padre, mas sim como Santo, com sua vida reconhecida como heróica pelo Vaticano.

Olho para vida de Guido e vejo um médico, um surfista, mas acima de tudo um santo. Uma santidade moderna inserida neste tempo, que não se esgota nesta realidade, mas me aponta o céu. Guido me confirma que de fato para ser santo basta ser gente, e assim a todo momento provocar uma revolução do Amor. No céu Guido me convida a surfar contra a correnteza de um mundo que pensa que a plena felicidade está no prazer temporal. Guido me faz mergulhar em uma vida com pleno sentido que só se chega estando mergulhado em Deus!

“A verdadeira liberdade é aquela que se funda no amor e elege o Bem” ( Guido Schaffer)

Valeu Campeão!

Adriano Gonçalves
Missionário, formado em filosofia, acadêmico em psicologia e apresentador do Programa Revolução Jesus na TV Canção Nova. É autor de três livros pela Editora Canção Nova: “Santos de Calça Jeans”, “Nasci pra dar certo!” e “Quero um amor maior”.
Twitter: adriano_rvj
Facebook: adrianogoncalvescn

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: