Pastorais e Movimentos

Pastorais e movimentos eclesiais: um mundo novo para todos

Para ter significado e coesão, a Palavra de Jesus Cristo, que pede vida abundante para a humanidade, no caminho de evangelização, consiste em proporcionar à comunidade de fé uma experiência com o Mestre dos mestres em todas as dimensões da sociedade. Para que esse caminho fosse edificado, criaram-se as pastorais e os movimentos que vão em direção de uma única meta: um mundo novo para todos. Pois bem, a Diocese de Guanhães, que se compõe de 27 paróquias, exerce um trabalho muito significativo no campo social, pastoral, missionário e em diversas áreas. Aqui, serão conhecidas as pastorais e os movimentos presentes na Diocese.

 

Pastoral da Criança

Dentro do território diocesano, diversas cidades, com têm sedes paroquiais, possuem a Pastoral da Criança, que faz um bem enorme à vida dos pequeninos de Deus. Ela tem atuado no momento com um grupo de 860 pessoas, que exercem um papel edificante na liderança, trabalhando como voluntárias. São atendidas pela Pastoral da Criança em nossa Diocese mais de 6 mil crianças. Também as famílias das mesmas recebem orientações sobre a saúde, alimentação, acompanhamento da vida dos seus membros dentre outras realidades. Também esta pastoral recebe doações de pessoas para a continuidade de sua missão. Ainda não foram atingidas as metas necessárias, mas um bonito trabalho está sendo realizado.

 

Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária, com o empenho de diversos leigos e leigas, faz ressoar o Evangelho na vida dos nossos irmãos encarcerados. Padre Salomão, atual coordenador, criou um planejamento com a equipe diocesana de pastoral para um melhor acompanhamento e atendimento dos irmãos que se encontram na prisão.

 

Apostolado da Oração

Outra bonita realidade em nossa diocese é o movimento do Apostolado da Oração. Um grupo de pessoas que se reúne em torno da Palavra de Cristo, da oração em prol da Obra da Vocações Sacerdotais (OVS), da vida sacerdotal e da vida da comunidade. Realidades essas que transformam. Sem contar, ainda, a realidade social assistida por eles perante as famílias e a comunidade de fé.

 

Pastoral Catequética

A Pastoral Catequética também tem sua efervescência. Muitos catequistas já receberam formação para a evangelização de crianças e jovens em suas diversas etapas. A diocese investiu eficazmente na coordenação diocesana, através de cursos no Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) do Regional Leste 2 da CNBB – Minas Gerais e Espírito Santo e na especificação (Pós- graduação) em Catequética de duas coordenadoras diocesanas pela PUC Paraná.

 

Pastoral Litúrgica

A Pastoral Litúrgica, com uma renovação sem igual, vem proporcionando o conhecimento e um amor maior no povo para celebrar o mistério de Deus naquela realidade. Cursos acontecem periodicamente. As paróquias estão buscando uma unidade fecunda no conhecimento litúrgico.

 

Pastoral do Idoso

A Pastoral do Idoso, chamada de Terceira Idade, realiza uma missão eficaz. Em muitas paróquias a ação dela se entrelaça com os Asilos. Ela recebe donativos, diversos materiais que são repassados não apenas aos Asilos, mas a outras realidades, proporcionando uma vida digna para aqueles que são “humildes” de Deus e que lá se encontram fazendo daquele ambiente um lar materno, um lar de coração, uma vida plena e uma experiencia espiritual muito forte.

 

Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude também tem suas marcas. Ela é um meio através do qual muito jovens estão engajados na vida da comunidade de fé e dão testemunho do amor e do Evangelho recebidos de Deus. Muitas atividades são realizadas por eles, inclusive no campo social e político. Está sendo desenvolvido também entre os jovens a Juventude Missionária, ou seja, uma trabalho de ação e de prática do anúncio da mensagem cristã.

 

Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo está se fortalecendo. Uma parte das doações recebidas é destinada à dimensão social. Diante das situações de maior urgência, muitas famílias são atendidas, não como assistencialismo, mas proporcionando uma forma de solução para os problemas emergentes.

 

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde, que foi recentemente organizada, proporciona com a medicina alternativa ajuda às pessoas carentes, orientando também na preservação da vida, com remédios caseiros e orientações práticas.

 

Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação, que edifica a vida da Diocese com as repercussões e os acontecimentos em seu todo, através dos meios de comunicação diocesanos, a Rádio Vida Nova, o jornal Folha Diocesana,o site da Diocese o blog Catecom (catequese da diocese de Guanhães), internet e outros meios, tem contribuído abundamente no processo de evangelização.

 

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar, com carinho e atenção, oferece apoio e assistência às famílias com necessidades básicas, através de acompanhamentos, além da formação com os noivos e outras realidades edificantes.

 

Renovação Carismática

Há a Renovação Carismática em algumas paróquias. O trabalho que é desempenhado pelo grupo, além da espiritualidade do mesmo, tem um sentido muito forte para seus membros: eles assumiram com amor e doação o anúncio do Evangelho. Não existe missão sem ação.

 

Comunidades Eclesiais de Base

As Comunidades Eclesiais de Base precisam ser fortalecidas em diversas partes. A atuação desse grupo se encontra nos grupos de reflexão e na dimensão sobre fé e política. O centro da Espiritualidade é a Palavra de Deus e a prática da justiça no dia-a-dia. Também temos as Cáritas, que realizam projetos sociais com pessoas de baixa renda e com grupos específicos, oferecendo formação e conhecimento no campo de trabalho. Futuramente conheceremos novas metas e propostas das CEBs.

 

Centro de Educação Infantil

Um trabalho bonito e apoiado pela Igreja Diocesana de Guanhães é o Centro de Educação Infantil (CEI), conhecido, até 2006, como Creche e Pré-Escola “Lar dos Pequeninos”, que se sustenta com doações diversas. Quem coordena esse trabalho é o Instituto Secular das Cooperadoras da Família (Religiosas Consagradas vindas de Portugal). O CEI disponibiliza, desde a primeira hora, salões, cozinha, copa, banheiros, pátios disponíveis para reuniões na comunidade; atende as crianças com boa alimentação, cuidados higiênicos, afeto e um lugar seguro para permanecerem durante o dia.

 

Serviço Missionário

O que está crescendo na Diocese hoje é o serviço missionário, como propõe o Documento de Aparecida. Várias paróquias estão realizando trabalhos nessa área. Muito empenho está sendo vivido por diversas pessoas que coordenam o trabalho.

 

Vicentinos

Como a missão é ampla, edifica-se na Diocese um movimento social de raiz na vida Diocesana: os Vicentinos. O trabalho prestado por esse grupo é de suma importância na vida de muitas pessoas. Esse grupo acompanha a vida familiar, observa a situação da mesma, busca oferecer recursos matérias, quando necessário, e sem faltar da dimensão espiritual, centralizada no Cristo vivo, presente em cada irmão na comunidade de fé.

 

Alcoólicos Anônimos

O AA (Alcoólicos Anônimos) já salvou muitas vidas que estavam perdidas. Essas pessoas não fizeram a faculdade de medicina, mas estão curando com amor e escuta o seu semelhante, não através das técnicas das ciências, mas com os ouvidos e o diálogo. Elas não medem esforços para que esse movimento cresça em sabedoria para muitos irmãos que necessitam de tal assistência.

 

Ministros da Extraordinários da Comunhão

Os Ministros da Extraordinários da Comunhão desenvolvem um trabalho de gratidão para com os outros, pois ao levar o Senhor Eucarístico para os nossos irmãos enfermos e outros, a pessoa também leva a si mesma, formando assim uma unidade de vida, serviço e fraternidade, como bem expressa o Evangelho de Jesus Cristo.

 

A realidade missionária da Diocese

O que se viu até aqui é um pouco da realidade evangelizadora da Diocese de Guanhães, através das pastorais e dos movimentos. Todo esse trabalho é realizado por pessoas que se deixaram tocar pelas palavras de Jesus Cristo. Muitas delas se empenham totalmente. Várias compreenderam a sua missão batismal inesgotável, pautada na recompensa do Salvador. Assim, a Diocese vai se edificando, se fortalecendo e sendo luz para os outros na missão do Redentor.

Por ter apenas 30 anos de existência, muitas coisas ainda acontecerão, muitas estradas terão um novo vigor e ardor. Muitas luzes serão encontradas e muitas forças serão somadas. Tudo por um único objetivo: anunciar o Reino, o amor, a esperança de Cristo, a unidade dos cristãos entres eles mesmos.

 

Empresas que possibilitam este projeto:


Facebook: