Dom Jacy Diniz- novo Bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres MT

Foi com muita alegria, que a Diocese São Luiz de Cáceres recebeu no  dia 10 de maio, a notícia postada pelo Administrador Diocesano, o Bispo Emérito Dom José Vieira de Lima, anunciando a boa nova, de que fora  nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, um bispo para a Diocese de São Luiz de Cáceres. Isto encheu de alegria e comoção todos os fiéis, e causou uma grande expectativa em todos, Padres, religiosos, leigos e comunidades, para conhecer o novo Pastor, o Reverendo Jacy Diniz Rocha, até então Administrador Paroquial da paróquia de Santo Antônio de Coluna e Coordenador  da Escola de Teologia da Diocese de Guanhães, em Minas Gerais, do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Diocese de Guanhães, mesmo com um sentimento de perda de mais um de seus sacerdotes, mas feliz e orgulhosa por oferecer mais um de seus filhos para   bispo da Santa Madre Igreja, organizou  com muita dedicação e carinho a Ordenação Episcopal de Monsenhor Jacy, que aconteceu no dia 08 de julho de 2017. A Celebração Eucarística iniciou-se   com uma caminhada da Igreja Matriz da paróquia São Miguel e Almas para a Catedral São Miguel, em Guanhães, com a presidência do bispo ordenante, Dom Emanuel Messias de Oliveira, da Diocese de Caratinga, e com os bispos co-ordenantes Dom Marcello Romano, da Diocese de Araçuaí e Dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo da Diocese de Guanhães. Para a celebração, estiveram presentes dezenas de padres de várias (Arqui)dioceses do País, centenas de leigos(as), além de vários (Arce)bispos: Dom Darci José Nicioli (Arcebispo de Diamantina/MG), Dom Milton Antônio dos Santos (Arcebispo de Cuiabá/MT), Dom Zanoni Dementino Castro (Arcebispo de Feira de Santana/BA), Dom Josfá Menezes da Silva (Bispo de Barreiras/BA), Dom José Vieira de Lima (Bispo Emérito de Cáceres/MT), Dom Eraldo Bispo da Silva (Bispo de Patos/PB), Dom Paulo Romeu Dantas Bastos (Bispo de Alagoinhas/BA), Dom José Carlos Brandão Cabral (Bispo de Almenara/MG), Dom José Aristeu Vieira (Bispo de Luz/MG), Dom José Ronaldo Ribeiro (Bispo de Formosa/GO), Dom Neri José Tondello (Bispo de Juína/MT) e Dom Vicente de Paula Ferreira (Bispo Auxiliar de Belo Horizonte).

Abaixo, segue o texto do repórter responsável pelo Jornal Pentecostes, Esdras Crepaldi enviado pela secretária da Cúria de São Luiz de Cáceres.

A  Diocese de São Luiz de Cáceres faz festa para receber o Bispo Dom Jacy.
Após oito meses da vacância de seu Bispo, a espera na Diocese de São Luiz de Cáceres, finalmente chegou ao fim. Nomeado pelo Vaticano, o novo bispo, enfim tomou posse neste sábado (15), na Catedral de São Luiz.
Num clima de festa e muito louvor, milhares de fiéis foram recepcionar seu novo Pastor, Dom JacyDiniz Rocha.
O rito começou com uma procissão de acolhida. Cada paróquia reuniu seus fiéis e em romaria, foram se juntando durante o trajeto traçado pelo cerimonial, seguindo para a catedral de São Luiz. Às 19 horas, os sinos da igreja anunciavam o final do cortejo e o início da tão esperada celebração, que foi transmitida ao vivo e hospedada no canal You Tube.
Mais de mil pessoas foram acomodadas no interior da Catedral, porém, outra grande parte de fiéis, teve que assistir a celebração na área externa da Igreja. Bancos, cadeiras, um telão e sistema de sonorização foram instalados para que toda a Diocese pudesse acompanhar e participar da celebração de posse do seu sexto Bispo.
A missa foi linda e emocionante. Com muito calor humano, carinho e devoção, os fiéis acompanhavam os ritos tradicionais de posse.
Bandeirolas azuis e brancas eram acenadas em vários momentos da celebração.
A mensagem de boas-vindas foi dada pelo Padre Edson, em nome de toda comunidade de São Luiz.
O Arcebispo de Cuiabá Dom Milton Antônio dos Santos, apresentou Dom Jacy a sua nova Diocese, composta por 25 municípios. “Irmãos e irmãs em Cristo, por graça de Deus e designação da Sé Apostólica, a partir deste momento, Dom Jacy Diniz Rocha, é o novo pastor da Diocese de São Luiz de Cáceres”.
Ato contínuo, o Arcebispo e os últimos bispos Dom Vilar e Dom José, conduzem Dom Jacy a sua Cátedra, momento em que recebe o Báculo, símbolo do Pastor da Igreja Católica e assume oficialmente o governo da Diocese de São Luiz de Cáceres.
Diversos Bispos de Mato Grosso e de outros estados do Brasil vieram para a solenidade trazendo suas bênçãos.
Dom Jeremias Antônio de Jesus, Bispo de Guanhães veio prestigiar a posse de seu Padre, agora Bispo, Dom Jacy. Outro colega, o Bispo Dom Paulo Rumeu Dantas, de Alagoinhas, trouxe seu abraço.
Três antigos Bispos da Diocese, se fizeram presentes,Dom Paulo de Conto, Bispo de Monte Negro no Rio Grande do Sul, Dom José Vieira de Lima (hoje Bispo Emérito) e Dom Emídio Villar, Bispo de São João da Boa Vista em São Paulo. Outros Bispos fizeram questão de dar as boas-vindas, Dom Protógenes José Fuft, de Barra do Garças, Dom Gentil Delazari, Sinop, Dom Vidal Chitolina, de Diamantino, e Dom Neri José Tondello, de Juina.
Padres da Diocese de Guanhães, também vieram trazer seu apoio. Reitores de seminário, representante do Tribunal Eclesiástico, secretário da CNBB em Mato Grosso, padres de todas as paróquias que compõem a Diocese de São Luiz de Cáceres e muitos amigos do Bispo, engrandeceram ainda mais o evento.
Mesmo alegre e com muita emoção, a missa foi envolvente, arrancando lágrimas em vários momentos da celebração. Uma dessas ocasiões foi quando em seu pronunciamento, Dom Jacy reportou o apoio incondicional de sua família, irmãos e mãe, que estavam presentes e vieram de Minas Gerais, da Inglaterra e da Austrália, demonstrando o amor fraterno entre eles. Ao prestar uma homenagem, dando um caloroso abraço em sua genitora, Eunice Silva Diniz Rocha, de 92 anos, que fez questão de estar presente, todos se emocionaram.
Outro momento marcante foi dirigido a Dom José Vieira de Lima, Bispo Emérito de Cáceres, que visitou Dom Jacy em Guanhães. “Generosa foi à acolhida do senhor Bispo Dom José Vieira de Lima, que me trouxe alento nos dias de silêncio e provação. Obrigado Dom José por sua presença em um momento de decisão espiritual”, agradeceu.
No final da celebração, uma música composta pelo jovem Acólito, Vicente Júnior, que tinha como refrão a frase: “Com Alegria acolhemos aqui, És nosso Bispo Dom Jacy; Com esperança nós vamos cantar e vamos juntos evangelizar”, foi cantada por todos os fiéis, que acenavam também suas bandeirolas.
A serva do Apostolado,Valderez Cuyabano de Souza (90), disse que ficou impressionada com o novo Bispo. “Ele é muito dinâmico, jovial, com grande embasamento teológico e já impressionou no seu primeiro contato. Rezamos muito para que Deus enviasse nosso Bispo, e aqui está ele”, observou Valderez.
Dom Jacy Diniz Rocha é o sexto bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres.
Ele nasceu em 29 agosto de 1958, em São João Evangelista, na diocese de Guanhães, Minas Gerais. Depois de frequentar a escola primária e média de Barreiras, na Bahia, completou seus estudos de filosofia no Seminário Maior de Brasília e os de Teologia em três instituições: o Seminário Maior de Brasília, da Escola Superior de Teologia de Barra e na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte.
Em 26 de maio de 1984, foi ordenado sacerdote e incardinado na Diocese de Barreiras, na Bahia. Sua posse como Bispo foi em 15 de julho de 2017, na Catedral de São Luiz, em Cáceres, Mato Grosso.
Esdras Crepaldi/ Pastoral da Comunicação.

Depoimento do novo Bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres
Com o lema, “Em atenção a tua palavra, lançarei as redes”, L 5.5, Acolho o convite do Santo Padre o Papa Francisco para o episcopado, com temor, por causa de minhas limitações e fraquezas, mas com confiança e alegria, pois sei que posso acreditar na misericórdia e na graça do Senhor que sempre esteve ao meu lado.
Espero poder servir à Diocese de São Luiz de Cáceres, trabalhando com todas as minhas forças em comunhão com o presbitério, os religiosos e a porção do povo de Deus que me está sendo confiada.
Muito pouco conheço da Diocese de São Luiz de Cáceres, mas chego com humildade e disposição de servir somando-me ao Presbitério, aos Diáconos, aos Religiosos, Seminaristas e Lideranças Eclesiais da Diocese, com os quais vou caminhar.
Vou fazer parte de uma longa história de missionários e missionárias da região e de outros países que dedicaram e dedicam sua vida à esta terra. Vou encontrar uma Igreja organizada, com suas Paróquias, suas Pastorais, com um Plano de Pastoral, um presbitério e um povo com quem desejo fazer comunhão e somar forças.Peço orações de todos para que eu seja fiel ao chamado e possa levar o abraço amoroso do Pai por onde eu for, em especial os que me foram confiados.

 

Que o Espírito Santo de Deus, continue iluminando e abençoando Dom Jacy Diniz da Rocha em sua nova missão e ao seu novo rebanho!

 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: