Aconteceu entre os dias 10 e 13 de julho, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, o Encontro de Formação Litúrgica do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que refletiu sobre o “Exercício do Ministério da Presidência Litúrgica”, foi voltado para seminaristas do ano pastoral que se preparam para receber as ordens sacras, diáconos transitórios e presbíteros com até um ano de ordenação.

Cerca de 40 padres, diáconos e seminaristas estiveram presentes. Esse  encontro regional aconteceu atendendo ao pedido das comissões diocesanas de liturgia, com o objetivo de contribuir na formação específica dos que exercem e exercerão em breve este ministério nas assembleias litúrgicas.

As reflexões e dinâmicas foram conduzidas pelo assessor do evento, o renomado professor de Teologia Sacramental e autor de várias obras nesta temática, Padre Francisco Taborda, sj.

O Encontro de Formação Litúrgica contou ainda com a presença do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre e bispo referencial pela Comissão de Liturgia do Regional Leste 2, Dom José Luiz Majella Delgado. Estiveram representando a diocese de Guanhães, os seminaristas Guilherme Soares Lage, Edmilson Henrique Cândido, André Lomba e Daniel Bueno Borges.

Fotos e informações do seminarista Daniel Bueno Borges.