Novena do padroeiro da Diocese e da paróquia São Miguel em Guanhães – Quarta Noite

dscf6542

A missa das 19 h , na quarta noite da Novena de São Miguel na Catedral de Guanhães, presidida por Pe Hermes.

4º DIA

QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA: A PALAVRA QUE REVELA O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

01- Oração para todos os dias:

  1. São Miguel, príncipe da justiça e da paz, ajudai-nos a sonhar e construir um novo céu e uma nova terra, gestado e gerado na misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.

D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.

T: Faça-nos  Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunidades acolhedoras e misericordiosas.

03-Reflexão  após a comunhão

L1:  “É a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade…”, assim o Papa Francisco nos apresenta o significado da palavra misericórdia. O convite feito é para mergulhar numa profunda reflexão de como podemos alcançar este mistério que é de Deus, mas que encontra abrigo no coração de cada um de nós. E este mistério está relacionado com o sentimento mais profundo de Deus sobre a humanidade. É o sentimento das entranhas, do inigualável sentimento de amor que chega às últimas consequências.

As: Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade.

L2: O Papa Francisco nos diz: “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nessas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. Pai, ‘rico em misericórdia’, depois de ter revelado o seu nome a Moisés como ‘Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade’, não cessou de dar a conhecer, de vários modos e em muitos momentos da história, a sua natureza divina.

As. Na misericórdia Deus entrega o seu coração para que vejamos o quanto Ele se condói de amor por nós.

L1: Na ‘plenitude do tempo’, quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo o seu amor. Quem o vê, vê o Pai. Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.

As: Se tenho a graça da misericórdia, preciso ser misericordioso também. Nisto consiste o mistério, tornar público o sentimento de Deus que abarca toda a criatura.

L2: E o mistério de Deus vai se revelando em nós quando somos misericordiosos. Quando perdoamos, ele se revela em nosso gesto de acolher o outro mesmo tendo sofrido ofensas e perseguições. Quando não estamos colaborando com a violência, estamos dizendo que o amor sempre vence até que os maus desistam, ofuscados pelo amor que experimentamos e o fazemos experimentar.

03- Ladainha de São Miguel 04- Oração São Miguel 05- Hino São Miguel

 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: