Termina no domingo, 24 o Encontro Regional de Catequese

A Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou nos dias 21 a 24 de julho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), o Encontro Regional de Catequese.

Da Diocese de Guanhães, participaram Edelveis e Vera, da equipe de Coordenação Diocesana de catequese.

Durante os quatro dias, os 70 coordenadores partilharam experiências catequéticas, puderam analisar a realidade catequética das dioceses do regional e refletiram sobre o riquíssimo assunto que foi o tema Central: O Processo formativo de catequistas numa igreja em saída.

 

 

Na noite do dia 21, no primeiro momento, foi realizada uma dinâmica de acolhida, depois usou-se outra dinâmica para apresentação das províncias e logo após fez-se alguns encaminhamentos, tendo como eixo Central os relatórios enviados anteriormente, pelas dioceses. Encerrou-se com uma celebração de abertura homenageando as grandes catequistas Aída e Deia que já foram para casa do Pai.

No dia 22, após Celebração Eucarística presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, o bispo responsável pela Animação-bíblico- catequética do Regional Leste II, os coordenadores acompanharam a apresentação do gráfico sobre o questionário que foi respondido anteriormente, pelos coordenadores de cada diocese. Foram marcados os pontos fortes de cada item, pela coordenadora Lucimara Trevizan. Em seguida foi trabalhado o tema “O processo formativo de catequistas numa igreja “em saída” pelo assessor Pe Vanildo de Paiva. Ele ressaltou que a missão principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrarem sempre com Cristo, e assim reconhecer, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo. Este processo formativo convida a uma convivência com Jesus Cristo. À tarde, foi apresentado pela Lucimara Trevizan os níveis do processo formativo de catequista que se divide em quatro. São eles:
a) Primeiro nível para iniciantes: início da travessia ;
b) Segundo nível para aprofundamento: navegar é preciso;
c) Terceiro nível para coordenadores: ser companheiro de travessia;
d) Quarto nível IRPAC: Especialização em Catequética.
Estes níveis são propostas de encantamento para o catequista para que se faça uma verdadeira adesão a Jesus Cristo.
Realizou-se um trabalho em grupo com estes níveis fazendo acréscimos pertinentes e à noite apresentou-se em plenário. O dia foi encerrado às 20h30 com uma calorosa celebração.

No dia 23, após a missa e o café , Pe Geraldo realizou o estudo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Amoris Laetitia sobre o amor na família de autoria do Papa Francisco no qual lança um novo olhar sobre as famílias “A alegria do amor” que se vive nas famílias é também júbilo na igreja. Apesar dos numerosos sinais de crise no matrimônio, “o desejo da família permanece vivo nas jovens gerações”. O documento abre brechas para as pastorais da igreja, sobretudo a pastoral familiar que deverá caminhar junto com a catequese com novas perspectivas para construir famílias sólidas. Foram várias as provocações e os coordenadores foram instigados a acompanhar, discernir e integrar a fragilidade no acolhimento e na caridade para os que estão feridos. Segundo o Pe Geraldo, se o livro, que é uma pérola, não for conhecido, se tornará uma letra morta. Na parte da tarde houve um debate sobre como acolher os fragilizados e repensar a transmissão da fé diante deles.

Ao final da tarde, Lucimara falou mais sobre a catequese à serviço da iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal, esclarecendo alguns equívocos. Fez apresentação de materiais para serem usados na catequese. À noite foi um momento de descontração com músicas ao vivo, comidas e doces típicos, alegrando os participantes.

No dia 24, Lucimara Trevizan, dirigiu os trabalhos finais fazendo os encaminhamentos. Fez exposição do site Catequese Hoje, mostrando os subsídios sobre iniciação, uma vez que foi constatado que são poucos os catequistas que o acessam. Deu ênfase à Catequese na era digital, afirmando que estamos vivenciando a Geração Net que é totalmente diferente , mudando o jeito de pensar e fazer as coisas. Deu notícias da Catequese Nacional, dizendo que seu assessor esteve em Belo Horizonte para conhecer e se inteirar do trabalho do Leste II. Salientou que é preciso dar continuidade aos trabalhos catequéticos através da “via da beleza” e que é preciso aprofundar o estudo sobre a Era Digital. Ela mostrou alguns sites e blogs fazendo uma análise crítica e informando quais deles eram recomendados na formação e nos encontros. Em seguida, foi feita a avaliação de todo o encontro com sugestões de materiais e orientações. Lembrou ainda que o IRPAC fará 30 anos e que deve ser comemorado com esmero.O encerramento foi com a Celebração Eucarística presidida por Dom Emanuel e concelebrada pelos padres presentes. Os coordenadores retornaram às suas paróquias com desejos de a cada dia mais fazer florescer a catequese em suas dioceses.

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: