Carta-convite da Coordenação da Pastoral Familiar

A família é um espaço privilegiado onde se cultivam os valores humanos e cristãos e se promove uma verdadeira cultura da vida e do amor, que se contrapõe à cultura de morte que a sociedade nos oferece.

pf

Guanhães, 10 de fevereiro de 2016

Prezado Sr. Padre,

“Na família, aprende-se a pedir licença sem servilismo, a dizer «obrigado» como expressão duma sentida avaliação das coisas que recebemos, a dominar a agressividade ou a ganância, e a pedir desculpa quando fazemos algo de mal. Estes pequenos gestos de sincera cortesia ajudam a construir uma cultura da vida compartilhada e do respeito pelo que nos rodeia” (L.S. 213).

A família é um espaço privilegiado onde se cultivam os valores humanos e cristãos e se promove uma verdadeira cultura da vida e do amor, que se contrapõe à cultura de morte que a sociedade nos oferece. Assim, queremos convidar, para participarem no Encontro Diocesano da Pastoral Familiar (P.F.) a realizar no dia 28 de fevereiro, 2 casais ou 4 representantes da  P.F. ou de movimentos que trabalham mais diretamente com a família para refletirmos questões vitais que estão desaparecendo do nosso meio. São muitas as propostas que a nossa Igreja noz faz. Entre ela o Papa Francisco nos convida a darmos visibilidade ao rosto misericordioso do nosso Deus, “sendo misericordiosos como o Pai” e nos propõe cuidarmos da casa comum para que tenhamos VIDA em abundância.  Esse mesmo convite nos é feito pela CNBB com a CF 2016 que tem como tema: “Casa comum nossa responsabilidade” e como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

É com um profundo sentimento de solidariedade eclesial que a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar quer desenvolver suas atividades ao longo deste ano. Com este objetivo contamos com o apoio do senhor na sua paróquia, incentivando e estimulando as famílias a se organizarem e a assumirem compromissos concretos da Pastoral Familiar para serem os protagonistas da evangelização da família em todas as situações e etapas em que se encontram.

 

Prezado Casal,

“Na família, aprende-se a pedir licença sem servilismo, a dizer «obrigado» como         expressão duma sentida avaliação das coisas que recebemos, a dominar a agressividade ou a ganância, e a pedir desculpa quando fazemos algo de mal. Estes pequenos gestos de sincera cortesia ajudam a construir uma cultura da vida compartilhada e do respeito pelo que nos rodeia” (L.S. 213).

A família é um espaço privilegiado onde se cultivam os valores humanos e cristãos e se promove uma verdadeira cultura da vida e do amor, que se contrapõe à cultura de morte que a sociedade nos oferece. Assim, queremos convidar, para participarem no Encontro Diocesano da Pastoral Familiar (P.F.) a realizar no dia 28 de fevereiro, 2 casais ou 4 representantes da  P.F. ou de movimentos que trabalham mais diretamente com a família para refletirmos questões vitais que estão desaparecendo do nosso meio. São muitas as propostas que a nossa Igreja noz faz. Entre ela o Papa Francisco nos convida a darmos visibilidade ao rosto misericordioso do nosso Deus, “sendo misericordiosos como o Pai” e nos propõe cuidarmos da casa comum para que tenhamos VIDA em abundância.  Esse mesmo convite nos é feito pela CNBB com a CF 2016 que tem como tema: “Casa comum nossa responsabilidade” e como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. É com um profundo sentimento de solidariedade eclesial que a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar quer desenvolver suas atividades ao longo deste ano. Com este objetivo se coloca à disposição das paróquias que precisarem dos serviços da mesma. Sugerimos que olhem com o padre alguma data, para realizarmos um encontro da PF na paróquia, a fim de fazermos a agenda da Pastoral Familiar em nível Diocesano e darmos maior incentivo aos trabalhos que urge realizar a nível local.

 

Cronograma – 28/02/2016

7:30 – Acolhida – Salão da Catedral

8:00 – Celebração da Eucaristia – Catedral

9:00 – Café – Predinho da Catedral

9:30 – O rosto Misericordioso de Deus – Pe Bruno Costa Ribeiro

10:30 – Trabalho de grupos e plenário: Como dar visibilidade ao rosto misericordioso de Deus na família, nas pastorais e nos ambientes que frequentamos?

11:30 – Tempestade de ideias sobre a P.F.

12:00 – Almoço – Predinho da Catedral

13:30 – Dinâmicas – São João Evangelista

14:00 – A Pastoral Familiar no contexto da nova evangelização – “Uma Igreja em saída” – Casal: Alcides X Rosângela e a o Cooperadora da Família – Arminda

15:15 – Propostas para enviarem material dos trabalhos realizados nas paróquias para montar um painel no encontro de P.F no dia 04/09/16

15:30 – Avaliação e oração de envio

16:00 – Café e boa viagem…

Valor de inscrição R$ 25,00 por pessoa ou R$ 50,00 por casal. Por favor, converse com o seu pároco, sobre a possibilidade da paróquia poder ajudá-lo com a taxa de inscrição e ajuda de custos da viagem.

Solicitamos confirmar presença até dia 25 de fevereiro de 2015, pelos telefones: 3421 – 1024 (horário comercial) com Alcides e Rosângela ou (33) 98841 7154 (oi) ou 3421 1586 com a Simone. A confirmação é fundamental para nos organizarmos…

Receba nosso abraço fraterno e a certeza de nossas orações.

 

Pe. Bruno  Costa Ribeiro
Assessor Diocesano da Pastoral Familiar

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: