Aberta no domingo, 13 de dezembro a Porta Santa do Ano Jubilar

Em razão da proclamação do Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, por Sua Santidade o Papa Francisco com a Bula Misericordiae Vultus, Dom Jeremias  quis que nós da Diocese de Guanhães vivenciássemos o “Ano Jubilar como experiência de um encontro pessoal e eclesial com Jesus Cristo, levando-nos à conversão, a fim de que sejamos sinais do Reino e expressão desta misericórdia”.

No dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem, o Santo Padre, o Papa abriu a Porta Santa na Basílica de São Pedro, em Roma, dando início ao Ano da Misericórdia. “No domingo seguinte, o Terceiro Domingo do Advento, abrir-se-á a Porta Santa na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. E em seguida será aberta a Porta Santa nas outras Basílicas Papais. Estabeleço que no mesmo domingo, em cada Igreja Particular – na Catedral, a Igreja Mãe para todos os fiéis […] se abra igualmente, durante todo o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia. Por opção do Ordinário, ela poderá ser aberta também nos Santuários, meta de muitos peregrinos…” (MV 3)

Em comunhão com o Santo Padre o Papa, foi aberta no domingo, 13 de dezembro  a Porta Santa do Ano Jubilar, às 09 horas, na Igreja  Matriz e na Igreja Catedral de Guanhães.

Trechos da Homilia de Dom Jeremias:

Domingo da Alegria ou Domingo Róseo, para expressar nossa alegria.

Alegrai-vos sempre no Senhor! Alegrai-vos! Mesmo tendo motivos para estarmos tristes, chateados; como nos escreve São Paulo aos Filipenses: Alegrai-vos! Hoje, o mesmo, pede a nós, apesar de nossas perdas, dos desempregos, corrupção etc.Alegrai-vos!

Alegria! Porque se nos presenteia com a sua misericórdia. Somos chamados a alegrar-nos  pois a fé é a razão da nossa alegria. Não uma alegria histérica, mas alegria da certeza que Deus vem para nos salvar.  João Batista vem com a missão, após seu batismo, muitos vieram a ele perguntando: E agora? O que devemos fazer? Catequese moral: quem tem duas túnicas, reparta-as. Aos cobradores, não cobre além da medida, cobre o que é justo. E hoje, tem gente cobrando demais e o dinheiro sendo extraviado. Aos soldados, sejam pacíficos! Não sejam violentos, não roubem, não sejam corruptos!

Estamos próximos do Natal e como Maria e como João Batista somos chamados à alegria de contemplarmos o rosto de  Jesus : Ele cura, perdoa, ama, é misericordioso; tudo que faz é para mostrar o rosto do Pai, como Ele é!

Somos chamados a fazer o que Jesus fez: Sermos misericordiosos como o pai, irmos ao encontro de quem necessita. Somos chamados hoje a fazer a mesma pergunta: Senhor, o que devo fazer? Eu quero me converter. Precisamos buscar um “auto desarmamento” e “despirmo-nos” de tudo que nos impede de sermos verdadeiros cristãos, seguidores de Jesus Cristo.

Esperamos  que o Ano Misericórdia dê frutos.

Precisamos aprender  conviver com as pessoas difíceis. Eu sou difícil para a vida do outro? Sou pesado para alguém?

Precisamos ser aquele que ajuda a santificar o outro e não ser peso para a vida dele.

O que preciso fazer para passar pela porta da misericórdia? Tenho que ter consciência dos meus pecados, arrepender-me, confessar, praticar obras de misericórdia, sejam elas, espirituais, ou corporais e rezar pelo papa Francisco. A indulgência é para apagar as consequências que os erros graves deixam em nossa vida.

Desejo a todos, um santo ano da Misericórdia a toda a Diocese.

Texto: Edelveis Alvarenga e fotos de Simone Mendanha e Eliana Alvarenga

Mais fotos: http://catecom.blogspot.com.br/2015/12/abertura-da-porta-santa-do-ano-jubilar.html

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: